Textos

Dando graças por tudo

 

Enfim, Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. (Col 3,17)

Por Robert J. Tamasy

Tradicionalmente a observância do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos ocorre na quarta quinta-feira de novembro. Este ano será celebrado em 22 de novembro. Somos levados a pensar e considerar aquelas coisas pelas quais deveríamos nos sentir gratos e expressar nosso agradecimento.

Tendemos a manter foco nas coisas agradáveis que experimentamos – boa saúde, eventos felizes como casamento, ter filhos, novo emprego, uma promoção, mudança para nova casa, ter podido pagar as contas e ter algum dinheiro de sobra. Todas merecem nossas expressões de gratidão.

Mas, e quanto àquelas coisas que não percebemos como “boas”, como reveses nos negócios ou na carreira, lutas financeiras, desafios com a saúde, desentendimentos dentro da família ou outros apuros? O ano que passou teve muitos desastres naturais, e talvez você ou alguém próximo tenha sido vítima. Como podemos “dar graças” por isso tudo?

Geralmente ouvimos perguntas como: “Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas?” Esta é uma pergunta relevante, abordada por incontáveis artigos e livros. Respostas simplistas ou clichês não oferecem explicações satisfatórias. Contudo, aqueles que seguem a Jesus Cristo, não encontram nenhuma advertência sugerindo que devíamos limitar nosso agradecimento apenas a experiências agradáveis.

Ao nos prepararmos para o Dia de Gratidão, seria útil considerar o que a Bíblia ensina sobre o tema:

Sem exceção. Podemos ser tentados a pensar: “Tudo bem, Deus. Vou ser grato sobre as coisas boas que recebo. Mas não espere que seja grato pelos problemas! Nas Escrituras, Deus não nos dá esta opção: “Alegrem-se sempre. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1Tessalonicenses 5:16-18).

Atenção aos tempos de lutas. Por que Deus iria esperar que nós fossemos gratos a Ele mesmo pelos tempos de lutas? Porque se nós os examinarmos honestamente, tomaremos consciência de que são os períodos em que mais crescemos e nos desenvolvemos, tanto pessoalmente, quanto profissional e espiritualmente. “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma” (Tiago 1:2-4).

Provas separam o genuíno do genérico. Uma maneira de provar que possuímos certas habilidades consiste em demonstrá-las em ação. De maneira similar, a forma de reagirmos aos períodos difíceis, revelam a autenticidade da nossa fé e confiança em Deus. “Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado” (1Pedro 1:6-7).

Questões Para Reflexão ou Discussão

  1. O que você pensa sobre o Dia de Gratidão? Faz sentido ter um dia para para expressar gratidão?
  2. Ao olhar para o ano passado, por quais coisas que você viveu em sua empresa, no trabalho ou nas várias áreas de sua vida pessoal você se sente grato?
  3. De que modo você expressa gratidão pelo que Deus tem feito, e está fazendo, em sua vida, na sua empresa, no seu trabalho?
  4. Você acha razoável ser grato pelas dificuldades que encontra na vida e no trabalho?
    Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos:
    Salmo 34:1-9; Efésios 5:20; Hebreus 12:11; 1Pedro 4:12-13; 5:10.

Fonte: Mana de Segunda

Categorias:Textos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s