Espiritualidade

SENSO COMUM DA SEMANA SANTA

11990641_1105545049477687_5988256527588967276_n

Entramos naquilo que o senso comum chama de Semana Santa.

Para a religião popular é tempo de procissões e de comer peixe. Para os católicos mais engajados (e os episcopais) é o ápice da Quaresma, tempo de aprofundar o arrependimento e a meditação.

Para nós protestantes, tempo de reflexão sobre o sacrifício da cruz, sobre o “sangue e água” (João 19.34) que saiu do lado de Jesus – substâncias eternas que fluíram do lado do nosso Salvador, com as quais Deus está “construindo” a noiva de Cristo, a esposa espiritual que irá reinar com Ele para sempre.

Neste tempo de reflexão, um pensamento gélido me alcançou nesta manhã de “quinta-feira santa” (na minha infância até a quinta era feriado). A hipótese de que um número considerável de pessoas que vão às igrejas cristãs não estão indo em busca da Palavra, mas por outros motivos.

Quantos crentes, de fato, prestam atenção na palavra pregada com tanto zelo por seu pastor (ou padre)? Quantos se dão ao trabalho de meditar na pregação e tentar trazer aquilo para sua vida, ou para um melhor entendimento do mundo? Quantos realmente se alimentam do Pão da Vida que sai dos púlpitos, considerando este momento do culto o mais solene e importante?

Algo nesta manhã me disse que não. Tive a sensação horrível de que a frivolidade impera, que as expressões mais superficiais da experiência de Igreja são as que estão predominando nos corações dos cristãos dessa época.

Que isto possa mudar nesta semana de peixes, quaresma, penitência, mas, acima de tudo, meditação.

Categorias:Espiritualidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s